quarta-feira, maio 09, 2012

Quem mais mal causou a humanidade?









Quem mais mal causou a humanidade: Os bancos, a igreja ou as guerras?
Em um programa de entrevista da tv cultura "Provocações" o apresentador Antônio Abujamra costuma fazer essa pergunta ao entrevistado.
As pessoas que acompanharam na mídia no início desse mês de maio, o esforço do governo para tentar baixar os juros. Primeiro com a diminuição de algumas taxas dos principais bancos públicos, como há uma concorrência entre bancos públicos e privados, o que se pode esperar  com essa medida do governo é que os bancos privados também baixem os juros abusivos cobrados dos brasileiros. 
Segundo passo do governo foi a mudança na cardeneta de poupança.
Voltando a pergunta do Abujamja caso eu fosse o entrevistado: Eu diria que os bancos.
Por quê os bancos?
Porque financiaram e continuam financiando tudo isso!? As guerras, o poder da igreja no feudalismo, o poder das ditaduras, a fome, a miséria causada pela dominação do mais forte. E quando vejo propagandas desses bancos em rede nacional, me dá asco!
Os bancos arrecadam muito e os investimento que deveria se revertido a quem os financia é pífio.
Exemplos não faltam: filas, demoras no atendimento, poucos caixas ativos, constrangimento na porta rotatória, segurança para eles sim, agora para  os clientes não!!!!, se realmente existisse não veriamos quase que diariamente pessoas sendo mortas e roubadas na  famosa:" saidinha de banco" .
O que eles investem nos ditos programas sociais através de suas instituições é nada! referente ao que se arrecada com suas taxas, e que são as maiores do mundo. 
Os dois maiores bancos privados do Brasil juntos, arrecadaram mais de cinco bilhões. O que se contesta  aqui são os juros e a forma de como esse  dinheiro depois é revertido em ações: emprego, educação, segurança e investimentos que desenvolva o  crescimento do país. Mesmo porque se perguntássemos: Quem financia os bancos??????
A resposta seria contraditória com base em tudo o que foi dito. 



Josué Matias

Nenhum comentário: